Projeto Estrutura Metálica.

Compartilhe este conteúdo:

Objetivo:
O objetivo é garantir e otimizar a funcionalidade, conforto, segurança e economia da edificação durante toda sua vida útil.

Vantagens:
A utilização do aço como material estrutural apresenta vantagens sobre outros materiais, como ganhos em vão, diminuição da seção transversal do elemento estrutural, alta resistência em relação ao peso próprio, alto módulo de elasticidade, resistência à tração, homogeneidade do produto, diminuição do peso da estrutura com alívio das cargas de base (fundações), tempo ganho no cronograma da obra, precisão de execução etc. 
Essas vantagens são amplamente obtidas quando a opção pela estrutura metálica já é feita desde o início do processo de projeto.

Metodologia:
ABNT - NBR 5884: Perfil I estrutural de aço soldado por arco elétrico — Requisitos gerais.
ABNT - NBR 6120: Cargas para o cálculo de estruturas de edificações. 
ABNT - NBR 6123: Forças devidas ao vento em edificações: procedimento. 
ABNT - NBR 8681: Ações e segurança nas estruturas: procedimento.
ABNT - NBR 8800: Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios.
ABNT - NBR 14762: Dimensionamento de estruturas de aço constituídas por perfis formados a frio.
AWS - D1.1/D1.1M: Código de soldagem estrutural – Aço. Miami, 2010.

Procedimentos Técnicos:
1.    Levantamento das necessidades, solicitação de Cargas e prioridades que a estrutura precisa obedecer para segurança e o bom funcionamento.
2.    Levantamento das informações de campo, como dados e aspectos do terreno e seus arredores. Caso contrário, problemas podem ocorrer durante a execução da edificação.
        3.   Elaboração dos desenhos
Após a concepção, o projeto de construção deve ser montado com a ajuda de ferramentas computacionais, de acordo com a escolha do cliente, do arquiteto e do executor da obra.
Os desenhos e detalhamento devem ser elaborados sempre levando em consideração a realização da edificação, contendo o máximo de detalhamento e de informações possíveis para que se possa seguir o que foi acordado entre arquiteto e proprietário, e não deixando espaços para dúvidas e erros.
Os projetos de construção também devem apresentar um material descritivo incluindo todos os itens que devem ser utilizados na execução.
4.    Elaboração da planilha de cálculo da estrutura e suas ligações.

 

Compartilhe este conteúdo: