Projetos em Containers

Compartilhe este conteúdo:

Objetivo:
O objetivo é garantir e otimizar a funcionalidade, conforto, segurança e economia da construção durante toda sua vida útil.
Procedimentos Técnicos:
Análise do local e levantamento de informações;
Levantamento das informações de campo, como dados e aspectos do terreno e seus arredores.
Caso contrário, problemas podem ocorrer durante a execução da edificação.

Concepção do projeto arquitetônico
Nessa etapa, há contato direto com o arquiteto responsável para chegar a um consenso em relação aos desejos e às possibilidades dentro do orçamento estabelecido.
Geralmente, são criadas soluções para as demandas existentes, explicando eventuais diferenças entre o solicitado e o que pode ser, de fato, projetado.


O projeto arquitetônico deve atender não só as vontades do cliente, mas as leis e o plano diretor local.
Nesse sentido, é imprescindível atender aos requisitos do usuário previstos na NBR 15575, que tratam sobre fatores como:
•    Estanqueidade da água;
•    Desempenho térmico;
•    Acústico e lumínico;
•    Saúde;
•    Higiene;
•    Qualidade do ar;
•    Funcionalidade e acessibilidade;
•    Conforto tátil e antropodinâmico.


É necessário respeitar as normas e ter em mente que cada lugar exige requisitos diferentes para a construção. Isso, muitas vezes, inviabiliza que um mesmo projeto seja usado em cenários distintos (não somente pela questão do terreno, mas, principalmente, por aspectos jurídicos).


Elaboração dos desenhos
Após a concepção, o projeto de construção deve ser montado com a ajuda de ferramentas computacionais, de acordo com a escolha do cliente, do arquiteto e do executor da obra.
Os desenhos devem ser elaborados sempre levando em consideração a realização da edificação, contendo o máximo de detalhamento e de informações possíveis para que se possa seguir o que foi acordado entre arquiteto e proprietário, e não deixando espaços para dúvidas e erros.


Os projetos de construção também devem apresentar um material descritivo incluindo todos os itens que devem ser utilizados na execução.
Esse documento pode ter dados básicos, como a especificação de quais salas devem possuir paredes brancas, por exemplo, e mais detalhes, como a marca de tinta e cor a ser usada.


Revisão e aprovação
Revisões no projeto de construção podem ser solicitadas para a retirada de dúvidas e correção de erros ou imperfeições antes da realização da obra.


Legalização da obra
Muitas vezes, utilizando o projeto base, já é possível preparar a documentação da obra para apresentar à prefeitura.
Por isso, na fase de concepção, é fundamental alinhar-se ao plano diretor ou qualquer outra diretriz da cidade para que o projeto seja aprovado sem problemas.


Durante esse processo, também devem ser pagas algumas taxas, de acordo com as leis locais.
A execução da obra só pode começar a partir da aprovação da prefeitura, portanto, essa etapa deve ser bem planejada e conduzida, com toda a documentação devidamente organizada. Caso contrário, todo o andamento e o início da construção podem atrasar, e a edificação pode sofrer embargos.


A legalização da obra começa antes da realização e continua durante essa etapa. Ao final (ou perto do fim), é solicitada uma visita do Corpo de Bombeiros para conferir questões de segurança e obter o Habite-se.


Definição de prazos
Algo imprescindível na construção é a definição de prazos. A edificação deve ter um planejamento para sua data final, assim como para a execução de cada serviço, com data de entrada e saída de equipes. Nessa etapa, portanto, é criado um calendário de realização da obra.
Com um projeto de construção bem feito e realista, não são necessárias revisões durante o andamento, e o cronograma estabelecido não é atrasado.


Orçamentação de materiais e mão de obra
É preciso um tempo para que o custo da construção seja estabelecido, através de um orçamento de obra.
Dentro desse orçamento, uma das etapas são os gastos com materiais e mão de obra, junto com o levantamento de quantidade dos mesmos.
Uma importante ferramenta para que a orçamentação seja assertiva é o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil, ou simplesmente tabela SINAPI, que disponibiliza dados sobre preços e custos de referência para a elaboração de orçamentos na construção civil. As informações são atualizadas mensalmente pela Caixa Econômica Federal.
A relação entre o custo e a quantidade de materiais e mão de obra, taxas e outras despesas resulta no custo final da edificação.


Execução e acompanhamento
É nessa etapa que a construção finalmente toma forma. A execução não é isolada das fases anteriores: pode haver revisões de projetos, prazos, custos e mudanças na legalização da obra.
Apesar disso, com um planejamento e um orçamento bem feitos e projetos bem consolidados, a realização tende a ser facilitada.

 

Compartilhe este conteúdo: